Soluções em Engenharia

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES DE CORREIAS

Transportadores de correia são equipamentos que exercem uma função fundamental na área industrial que pretende transportar qualquer tipo de material a granel de um determinado local para o outro. É composto de correia transportadora, estruturas de aço, sistema de acionamentos, esticamentos, chutes, entre outros. Devem possuir sistemas anti-quedas de matérias, sistemas de despoeiramentos e projetados para garantir a segurança operacional.

SISTEMAS DE TRANSFERÊNCIA (CHUTES E SILOS)

Chutes são usados como mecanismo de transferência de material que deve ser entregue de forma continua, sem entupimento e quedas de material. Normalmente devem possuir revestimentos anti-desgaste de acordo com a aplicação do material a ser transportado. É projetado conforme dados de transporte, Normas técnicas e simulações computacionais pelo Método dos Elementos Discretos (DEM, do inglês Discrete Elements Method).

 

ANÁLISE DEM

Todos os projetos de chutes e silos passam pelo Método dos Elementos Discretos (DEM, do inglês Discrete Elements Method) consiste em um método numérico para simulação do fluxo de materiais granulados. O DEM respeita a natureza discreta do material granular, tratando os esforços que agem sobre cada partícula individualmente ao longo do tempo e espaço, oferecendo resultados mais próximos aos reais

Simulação DEM

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA SIMULAÇÃO DEM

  • Análise de fluxo em regiões onde é difícil ou impossível prever o comportamento de forma analítica;
  • Acúmulo de material nos chutes de transferência;
  • Desgaste excessivo das superfícies dos chutes e correias transportadoras;
  • Desalinhamento da correia receptora na região de transferência;
  • Queda de material ao longo do transportador e nos pontos de transferência;
  • Determinação dos limites operacionais dos transportadores.

CASAS DE TRANSFERÊNCIA

São prédios fabricados em aço com a função de abrigar os chutes, peneiras vibratórias, sistemas de acionamentos ou esticadores ou qualquer sistema do transportador de correia.

Suas dimensões podem variar de acordo com o projeto do transportador. Podem ser abertos ou totalmente enclausurados para contenção de poeira e particulados. Como são prédios que são visitados diariamente por inspetores, as casas de transferência devem ser projetados conforme a NR12, garantido a segurança das operações.

SISTEMAS DE ENCLAUSURAMENTOS

São adequados para contenção de materiais fugitivos dos chutes que foram projetados com distância reduzidas entre a rampa traseira e o tambor e que não possui espaço adequado para instalação de raspadores secundários. Com isso são instalados coletores de resíduos ou calhas vibratórias que garantem maior área de raspagem, obtendo maior eficiência dos raspadores que realiza o despejo dos resíduos para os coletores ou calhas que retornam o material para dentro do chute, garantindo queda zero de material, e vedação total de raspagem.

SEGMENTOS

Rolar para cima
× .